quinta-feira, 21 de abril de 2011

I AMOSTRA LITERÁRIA INFANTILIZADA - 2010 DA CRECHE MUNDO FELIZ



     I AMOSTRA LITERÁRIA INFANTILIZADA - 2010

 PROJETO COMPLETO DA I AMOSTRA

SUMÁRIO

1 – JUSTIFICATIVA
2 – OBJETIVOS
3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4 – CRONOGRAMA
5 – CULMINÂNCIA
6 – AVALIAÇÃO
7 – REFERÊNCIAS
8 – ANEXOS


1 – JUSTIFICATIVA

            A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa parte do seu tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social, proporcionando à criança um ambiente acolhedor, feliz, e amável.
            Para tanto vimos a necessidade de desenvolver um projeto lúdico com contos clássicos e fábulas, tornando as atividades durante o mês da criança mais atrativas, dinâmicas e mais próximas da realidade dos alunos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. “O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral.” Somente quem conhece a importância  da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada ver os benefícios que pode causar, quanto mais cedo a criança tiver contato com  livros e perceber o prazer da leitura, maior a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor, além de adquirir uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. Portanto por meio da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar mágico ou real. Este projeto originou-se da vontade dos professores em aprofundar o desenvolvimento da leitura nas turmas da educação infantil norteando o trabalho com as crianças, a partir da leitura dos clássicos, desenvolvendo os valores e atitudes como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, perdão, entre outros, a partir das histórias da literatura infantil, de forma  divertida situando a criança em um espaço que ofereça situações que favoreçam a realização de atividades evolutivas e educativas importantes.
            Porque de acordo com Piaget, a escola precisa propor atividade que desenvolvam a capacidade de “Aprender a viver juntos”. Pois educar não é simplesmente a transmissão de conhecimentos; A sociedade atual exige pensar a educação como formação integral, considerando a pessoa em todas as dimensões cognitivas, afetiva, física, social e ética.

2 – OBJETIVOS

● Promover durante o mês da criança atividades variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidade de lazer e sociabilidade educativas.
● Valorizar a criança.
● Estimular a auto-estima.
● Evidenciar direitos e deveres da criança.
● Favorecer o contato das  crianças com a literatura, contribuindo assim para a formação de todas com leitoras e ouvintes.
● Desenvolver atividades de raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva, e visual da criança.
● Proporcionar momentos de jogos e brincadeiras.
● Festejar o mês da criança.
● Homenagear a criança.

3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

            Os projetos de sala deverão contemplar as metodologias:
● Conversas informais sobre o dia da criança;
● Desenhos para colorir;
● Recorte e colagem;
● Cantigas de roda;
● Brincadeiras dirigidas;
● Mensagens;
● Confecção de murais;
● Leitura de contos;
● Leitura de fábulas;
● Exibição de vídeo;
● Enfeites;
● Convites;
● Dramatização de contos e ou fábulas;
● Musical (Funk).
4 – CRONOGRAMA

SEGUNDA-FEIRA______/______/2010.
● Acolhida (com músicas para as crianças).
● Conversa informal sobre o conto literário a ser desenvolvido na turma.
● Leitura do conto pelo professor.
● Atividade dirigida.
● Distribuição de balas.

TERÇA-FEIRA_______/_______/2010
● Acolhida
● Atividade de sala relacionada ao conto.
● Produção coletiva.
● Atividade de pintura dos personagens do conto.
● Ensaio dramatizado.
● Distribuição de pipocas.

QUARTA-FEIRA______/________/2010
● Acolhida.
● Apresentação oral pelo professor dos direitos da criança.
● Atividade do projeto de sala.
● Ensaio dramatizado.
● Atividade de pintura ou recorte e colagem.
● Distribuição de pirulitos.

QUINTA-FEIRA________/_______/2010;
● Acolhida.
● Atividade do projeto de sala.
● Exibição de vídeos.
● Ensaio geral dos contos.
● Distribuição de picolés.

SEXTA-FEIRA_______/_______/2010.
● Acolhida.
● Atividade do projeto de sala.
● Exposição das atividades do projeto.
● Apresentação interna das dramatização e do musical (ensaio geral).
● Distribuição de chocolate.

5- CULMINÂNCIA

            Realização da “1ª AMOSTRA LITERÁRIA INFANTILIZADA”
● Maternal I -  Chapeuzinho Vermelho (Narrado e encenado).
● Maternal II – Os três Porquinhos.
● Jardim I A – A Cigarra e a Formiga.
● Jardim I B – Branca de Neve e os Sete Anões.
● Jardim II A – A Bela Adormecida.
● Jardim II B – João e Maria.
● Jardim III A – Chapeuzinho Vermelho (Musical).
● Jardim III B – O Patinho Feio.

6 – AVALIAÇÃO

            Ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes das crianças no decorrer do desenvolvimento das atividades de cada projeto de sala.

7 – WEB REFERÊNCIAS

http://wata-eh-legal.blogspot.com

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1º Momento:
Reunião Pedagógica para definição da temática a ser trabalhada.

2º Momento:
Cada Professor elabora um projeto de sala, no qual utilizará um conto infantil ou uma fábula.
Apreciação e discussão dos projetos de sala.
Apresentação da planilha com a relação do material a ser usado no projeto.

3º Momento:
Ornamentar a escola com motivos infantis, baseado no tema do projeto geral.
Desenvolver as atividades propostas por cada professor no seu projeto de sala.

4º Momento:
Encerramento com apresentações aberto ao público, em local a ser definido pela  equipe.
Distribuição de lanches para as crianças.

5º Momento:
Avaliação interna dos projetos desenvolvidos, com apresentação dos pontos positivos e negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário