domingo, 29 de abril de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ 2

CRECHE E PRÉ - ESCOLA MUNDO FELIZ
RIACHO DA CRUZ – RN





PRÉ - 2 – TURMA: “A e B”
(matutino e vespertino)

Planejamento Anual para 2012




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                               Profª: Revelucia de Paiva Freitas

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                               Profª.: Maria Irismar Costa





RIACHO DA CRUZ/RN
ABRIL DE 2012
CRECHE E PRÉ - ESCOLA MUNDO FELIZ - RIACHO DA CRUZ – RN

PRÉ - 2 – TURMA: “A” (matutino) - Professora: Irismar – Aux.: Leonardo
PRÉ - 2 – TURMA: “B” (vespertino) - Professora: Revelucia – Aux.: Itamara

Planejamento anual para 2012

JUSTIFICATIVA:
Está na idade do Pré-2 (4 e 5 anos) significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, a leitura das letras, surpreender-se com o resultado da mistura de cores, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… Experimentam sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados. E ao final do dia, levar uma lembrança (sujeira) das atividades realizadas no dia impresso no uniforme escolar.
De acordo com os RCNEI a instituição de Educação Infantil deve propiciar as crianças de 0 a 6 anos, um ambiente acolhedor, seguro e de qualidade para que a esses vivenciem experiências prazerosas tanto social quanto educacional, respeitando a pluralidade e diversidade da nossa sociedade, bem como outras formas de relacionamento. Pois se sabe que é através dessas vivências e relacionamentos que seu mundo expande-se e passam a assumir outros papéis e encontram novos desafios na convivência com o outro.
Tendo em vista essas aprendizagens se faz necessário a organização de um Plano de Ensino, de forma que cada professor pensará em sua clientela, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.

OBJETIVO GERAL:
Ø  Desenvolver na criança a capacidade de utilizar diferentes linguagens: oral, escrita, movimento, musical e artes de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, bem como avançar no seu processo de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva e atuando de forma mais independente, com confiança e suas capacidades e percepção e limitações.

EIXOS TEMÁTICOS:
v  1 - FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Desenvolver nas crianças uma imagem positiva de si mesma;
Ø  Ampliar sua autoconfiança e auto-estima;
Ø  Reconhecer suas limitações e possibilidades procurando superá-las;
Ø  Ser capaz de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade;
Ø  Enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS:
Ø  Adaptação;
Ø  Identidade e Autonomia;
Ø  Identificação;
Ø  Interação;
Ø  Socialização;
Ø  Imagem;
Ø  Respeito e diversidade;
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Participar de brincadeiras diversas que possibilitem ações, valores e regras;
Ø  Respeitar as regras simples do convívio social;
Ø  Ouvir o outro;
Ø  Participar e interessar-se por situações que envolvem a relação com o outro;
Ø  Adquirir habilidades sociais;
Ø  Realizar atividades com independência;
Ø  Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Familiarização com professores, colegas e escola;
Ø  Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;
Ø  Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
Ø  Respeito consigo mesmo e com o outro;
Ø  Auto-estima;
Ø  Organização do tempo;
Ø  Imagem positiva de si;
Ø  Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
Ø  Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
Ø  Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
Ø  Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
Ø  Realizar ações de forma independente.
# ATIVIDADES A SEREM DESENVOVLIDAS:
Ø  Roda da conversa;
Ø  Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou  grupo, envolvendo o cotidiano;
Ø  Rotina;
Ø  Cantigas de roda;
Ø  Histórias;
Ø  Calendário;
Ø  Chamadinha;
Ø  Uso do espelho;
Ø  Jogos e brincadeiras com regras;
Ø  Guardar materiais;
Ø  Organizar a sala.
# METODOLOGIAS PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Fazer roda da conversa e de combinados;
Ø  Elaborar fichas para realizar a chamadinha todos os dias e essa mesma ficha servirá para a escrita do seu nome nas atividades;
Ø  Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
Ø  Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
Ø  Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;
Ø  Utilização do espelho para reconhecimento da sua aparência e do próprio corpo;
Ø  Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
Ø  Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
Ø  Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;
Ø  Incentivar a livre iniciativa das crianças;
Ø  Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
Ø  Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
Ø  Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
Ø  Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  2 - MOVIMENTO:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Adquirir expressão própria pelo movimento;
Ø  Ser capaz de se organizar no espaço;
Ø  Ampliar suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal;
Ø  Controlar gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações;
Ø  Experimentar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como: força, velocidade, resistência e flexibilidade.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
Ø  Expressividade
Ø  Desenvolvimento de expressão pessoal
Ø  Atividades rítmicas
Ø  Equilíbrio e coordenação
Ø  Jogos
Ø  Brincadeiras
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Ø  Improvisar e criar seqüências de movimentos;
Ø  Comunicar-se através de gestos e movimentos;
Ø  Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;
Ø  Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
Ø  Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
Ø  Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
Ø  Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
Ø  Conhecer e controlar o próprio corpo;
Ø  Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
Ø  Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleça;
Ø  Discutir jogos coletivos com regras;
Ø  Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Desenvolvimento corporal harmônico;
Ø  Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;
Ø  Apropriação da cultura corporal;
Ø  Percepção do próprio desenvolvimento físico;
Ø  Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
Ø  Liberdade para expressar-se;
Ø  Valorização e apreciação das manifestações expressivas;
Ø  Interação e respeito com o grupo;
Ø  Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
Ø  Criatividade;
Ø  Percepção e identificação de diferentes ritmos;
Ø  Combinação de movimentos;
Ø  Coordenação Psicomotora
Ø  Integração com o mundo;
Ø  Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;
Ø  Valorização e respeito às diferenças individuais;
Ø  Participação autônoma em atividades de lazer;
Ø  Valorização das conquistas pessoais;
Ø  Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
Ø  Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
Ø  Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.
# ATIVIDADES:
Ø  Utilização dos brinquedos;
Ø  Imitação;
Ø  Brincadeiras com bola;
Ø  Estátua;
Ø  Cordas;
Ø  Expressão corporal através do som de música;
Ø  Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;
Ø  Brincadeiras cantadas;
Ø  Brincadeiras de roda;
Ø  Mímica;
Ø  Jogos de Faz-de-conta;
Ø  Jogos de representações;
Ø  Jogos de adivinhas;
Ø  Danças;
Ø  Jogos de agilidade, destreza e força;
Ø  Recreação;
Ø  Jogos com brinquedos construídos;
Ø  Jogos com adivinhas;
Ø  Jogos de atirar;
Ø  Atividades rítmicas;
Ø  Jogos de correr e pular;
Ø  Dança;
Ø  Teatro.
# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.
Ø  Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
Ø  Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.
Ø  Organizar brincadeiras, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e professor.
Ø  Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
Ø  Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.
Ø  Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
Ø  Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
Ø  Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
Ø  Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
Ø  Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor, de compreender os próprios deslocamentos e movimentos.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  3 - MÚSICA:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Adquirir expressão própria no canto;
Ø  Desenvolver a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia;
Ø  Desenvolver o senso rítmico através da audição;
Ø  Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
Ø  Apreciação musical
Ø  Fazer musical
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
Ø  Criar músicas e rimas em jogos cantados;
Ø  Escutar atentamente;
Ø  Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
Ø  Expressar-se através da música;
Ø  Desenvolver memória musical;
Ø  Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
Ø  Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
Ø  Apreciar som e silêncio.
Ø  Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Interesse por vários estilos musicais;
Ø  Gosto e atenção em ouvir música;
Ø  Escuta atenta;
Ø  Criatividade musical;
Ø  Expressão própria no canto;
Ø  Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
Ø  Percepção auditiva;
Ø  Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);
Ø  Interação e participação no grupo;
Ø  Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
Ø  Exploração do som e suas qualidades;
Ø  Escuta atenta.
# ATIVIDADES:
Ø  Cantigas de roda;
Ø  Ouvir CDS infantis e clássicos;
Ø  Ouvir e dançar com CDS variados;
Ø  Brincar com cantigas folclóricas;
Ø  Apreciar o estilo Sertanejo, forró, samba e etc;
Ø  Fazer pseudoleitura das letras de música;
Ø  Brincar com rimas e cantigas inventadas;
Ø  Acompanhamento de canções;
Ø  Dramatizações espontâneas;
Ø  Danças livres ao som de música;
Ø  Canções de folclore;
Ø  Brinquedos de roda;
Ø  Brinquedos cantados;
Ø  Criar rimas;
Ø  Imitar sons;
Ø  Interpretar de canções.
# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Propor roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
Ø  Trabalhar músicas de diferentes gêneros;
Ø  Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
Ø  Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.
Ø  Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
Ø  Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
Ø  Apresentar repertório musical que abrange os mais variados tipos de músicas.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  4 - ARTES VISUAIS:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Estabelecer relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere às cores, formas e sensações;
Ø  Se interessar pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
Ø  Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Ø  Adquirir o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos;
Ø  Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
Ø  O fazer artístico
Ø  Apreciação
Ø  Reflexão
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Observar e reproduzir figuras e paisagens das histórias infantis;
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
Ø  Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
Ø  Explorar espaços variados;
Ø  Expressar-se livremente;
Ø  Desenhar espontaneamente;
Ø  Expressar vivências;
Ø  Criar desenhos e expressões;
Ø  Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
Ø  Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
Ø  Interessar-se pelas próprias produções;
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
Ø  Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
Ø  Conhecer diferentes produções artísticas;
Ø  Apreciar suas produções e a dos colegas;
Ø  Organizar e cuidar do espaço físico da sala;
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
Ø  Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Forma pessoal de expressão;
Ø  Criatividade;
Ø  Observação e atenção;
Ø  Concentração no trabalho;
Ø  Valorização da própria produção e da produção dos outros;
Ø  Organização e cuidado com materiais;
Ø  Cooperação e iniciativa;
Ø  Valorização da produção de arte em geral;
Ø  Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
Ø  Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
Ø  Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
Ø  Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;
Ø  Apreciação e leitura de imagens a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de um dado objeto.
# ATIVIDADES:
Ø  Desenhar;
Ø  Reprodução de desenho;
Ø  Pintar;
Ø  Construir com sucata;
Ø  Modelar;
Ø  Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho e modelagem;
Ø  Recortes e colagem;
Ø  Desenho de interferência;
Ø  Jogos de construção;
Ø  Impressão;
Ø  Desenho de observação;
Ø  Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes.
# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
Ø  Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
Ø  Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
Ø  Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
Ø  Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens e outros).
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  5 - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
Ø  Interessa-se por escrever ainda que não de forma convencional;
Ø  Apreciar e ouvir a leitura feita pelo professor;
Ø  Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão e participar de diversas situações de intercâmbio social nas quais possam contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
LINGUAGEM ORAL:
Ø  Diálogo
Ø  Argumentação
LINGUAGEM ESCRITA:
Ø  Escrita como representação da fala
Ø  As vogais
Ø  Junção das vogais
Ø  Alfabeto
Ø  Sílabas simples
Ø  Reescrita de texto
Ø  Reescrita do seu nome
Ø  Organização na escrita do nome
Ø  Reescrita a partir de suas hipóteses
Ø  Produção e interpretação de pequenos textos
Ø  Função social da escrita.
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
Ø  Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;
Ø  Ouvir histórias com atenção;
Ø  Participar da elaboração das regras do grupo;
Ø  Pronunciar as palavras com clareza;
Ø  Reconhecer o seu nome;
Ø  Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
Ø  Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;
Ø  Defender seu ponto de vista respeitando os demais;
Ø  Usar corretamente a língua;
Ø  Preparar a fala para uma exposição oral;
Ø  Reconhecer as letras do alfabeto;
Ø  Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
Ø  Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Ø  Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
Ø  Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens.
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;
Ø  Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
Ø  Enriquecimento do vocabulário;
Ø  Preocupação em ser entendido e entender os outros;
Ø  Reconhecimento do próprio nome;
Ø  Escrita atenta;
Ø  Facilidade de expressão;
Ø  Clareza de dicção;
Ø  Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
Ø  Valorizar a leitura e a escrita;
Ø  Valorização da escrita como forma de registro;
Ø  Manuseio com cuidado e zelo com livros e materiais escritos;
Ø  Gosto, curiosidade e interesse pela escrita e pela leitura;
Ø  Interesse por ler e ouvir a leitura;
Ø  Respeito pela produção própria e alheia;
Ø  Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;
Ø  Interesse por escrever;
Ø  Reconhecimento da função social da escrita;
Ø  Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Ø  Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
Ø  Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
# ATIVIDADES:
Ø  Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas, Músicas, Parlendas, Texto informativo, Rótulos, Propagandas, Poesias, Receitas, Trava-línguas;
Ø  Roda de conversa;
Ø  Dramatização;
Ø  Conto e reconto de histórias feitas pelos alunos e professora;
Ø  Leitura e escrita do nome;
Ø  Jogos: Memória, Dominó, quebra cabeça e outros;
Ø  Ficha com o nome (Crachá);
Ø  Alfabeto Móvel;
Ø  Leitura de textos diversos;
Ø  Produção de pequenos textos coletivos e escrito no quadro pelo professor;
Ø  Interpretação com lacunas para completar, ligar, marcar ou pintar;
Ø  Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
Ø  Atividades de escrita de diferentes tipos;
Ø  Lousa;
Ø  Caderno;

# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir professor e colegas, trocando experiências;
Ø  Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
Ø  Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
Ø  Propor jogos onde se nomeiam letras;
Ø  Criar situações em que seja necessária a escrita do nome;
Ø  Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo, dar significado a fala da criança;
Ø  Ajudar as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
Ø  Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados (poesias, parlendas, músicas, etc.);
Ø  Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita;
Ø  Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
Ø  Trabalhar a leitura em “roda de leitura”, fazendo toda uma interferência para uma melhor compreensão;
Ø  Estimular os alunos a escreverem retirando do quadro, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  6 - NATUREZA E SOCIEDADE:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Estabelecer relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos;
Ø  Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
Ø  Valorizar sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;
Ø  Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
Ø  Eu
Ø  A família
Ø  A moradia
Ø  A escola
Ø  Profissões
Ø  Meios de transportes
Ø  Trânsito
Ø  O corpo humano
Ø  Seres vivos e seres sem vida
Ø  A água
Ø  Os meios de comunicação
Ø  Gestos e símbolos
Ø  Higiene pessoal
Ø  As estações do ano
Ø  O tempo
Ø  O ar
Ø  Os animais
Ø  As plantas
Ø  Órgão dos sentidos
Ø  Meio Ambiente
Ø  Fenômenos da Natureza
DATAS COMEMORATIVAS:
Ø  Semana Santa
Ø  Páscoa
Ø  Dia do índio
Ø  Dia do trabalhador
Ø  Dia das mães
Ø  Festas juninas
Ø  Dia do estudante
Ø  Dia dos pais
Ø  Folclore
Ø  Semana da Pátria
Ø  Dia da árvore
Ø  Dia das Crianças
Ø  Dia do professor
Ø  Dia do livro
Ø  Proclamação da República
Ø  Dia da Bandeira
Ø  Dia da Consciência Negra
Ø  Dia Nacional da Família
Ø  Colação de grau
Ø  Natal
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Construir conhecimentos através do contato com a natureza;
Ø  Reconhecer as modificações feitas pelo homem;
Ø  Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
Ø  Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
Ø  Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
Ø  Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza (sol, chuva, trovão, lua, estrelas);
Ø  Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
Ø  Conhecer os diferentes meios de transportes através de imagens;
Ø  Conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
Ø  Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
Ø  Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;
Ø  Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;
Ø  Identificar os seres vivos e os sem vida;
Ø  Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Respeito e cuidado com o próprio corpo;
Ø  Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
Ø  Interesse espontâneo em relação à natureza;
Ø  Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
Ø  Observação da paisagem local;
Ø  Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
Ø  Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
Ø  Observação e compreensão dos fenômenos naturais;
Ø  Valorização dos recursos naturais;
Ø  Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
Ø  Valorização do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Ø  Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
Ø  Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
Ø  Identificação de alguns papéis sociais;
Ø  Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Ø  Conhecer algumas datas comemorativas que fazem parte da nossa cultura.
# ATIVIDADES:
Ø  Roda de conversas com perguntas e respostas;
Ø  Espelho;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Pintura;
Ø  Histórias;
Ø  Pesquisas;
Ø  Cartazes informativos;
Ø  Atividades em grupo e individuais;
Ø  Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
Ø  Brincadeiras;
Ø  Músicas;
Ø  Filmes;
Ø  Passeios;
Ø  Jogos;
Ø  Atividades escritas, pintura e de observação.
# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
Ø  Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
Ø  Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
Ø  Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível fazê-la descobrir através de pesquisas a resposta;
Ø  Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
Ø  Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
Ø  Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
Ø  Proporcionar atividades que envolva a observação, a troca de idéias entre as crianças e a família;
Ø  Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
Ø  Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
Ø  Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
Ø  Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos e sem vida;
Ø  Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

v  7 - MATEMÁTICA:
# OBJETIVOS GERAIS:
Ø  Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social;
Ø  Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca;
Ø  Ser cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões;
Ø  Ser capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
# CONTEÚDOS:
CONCEITOS, FATOS E PRINCÍPIOS
Ø  Noções matemáticas de grandezas e medidas
Ø  Numeral de 0 a 10
Ø  Número e quantidade
Ø  Ordem crescente e decrescente
Ø  Seqüência numérica
Ø  Numerais
Ø  Registro numérico
Ø  Numeral de 11 a 20
Ø  Formas geométricas
Ø  Sólidos geométricos
Ø  Contagem de 21 até 50
Ø  Noção de adição e subtração
Ø  Linhas abertas e fechadas
Ø  Pares e ímpares
Ø  Massa
Ø  Capacidade
Ø  Comprimento
# OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Associar símbolos às quantidades correspondentes;
Ø  Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
Ø  Seriar diferentes materiais;
Ø  Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
Ø  Fazer comparações entre números e quantidades;
Ø  Ler, escrever, comparar e ordenar números;
Ø  Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
Ø  Manipular os elementos do seu ambiente;
Ø  Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor, forma, tamanho, medidas e etc.
Ø  Observar formas geométricas;
Ø  Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
Ø  Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
Ø  Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
Ø  Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
Ø  Registrar números em diferentes situações;
Ø  Ter confiança em suas próprias estratégias;
Ø  Comparação de escritas numéricas.
# ATITUDES, NORMAS E VALORES:
Ø  Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que Atividades
Ø  Observar números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa, idade, etc.);
Ø  Trabalho com seqüência numérica através de quadro numérico, e calendário;
Ø  Músicas;
Ø  Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
Ø  Jogos de encaixe;
Ø  Jogos numéricos;
Ø  Uso do calendário;
Ø  Exploração de numerais em diferentes materiais;
Ø  Registro de jogos (posição, pontuação);
Ø  Listas;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Observar e explorar o ambiente que o cerca;
Ø  Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
Ø  Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
Ø  Ditado de números;
Ø  Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
Ø  Jogos variados;

# ATIVIDADES:
Ø  Roda de conversas;
Ø  Calendário;
Ø  Chamadinha;
Ø  Cartazes;
Ø  Jogos;
Ø  Brincadeiras;
Ø  Músicas;
Ø  Histórias;
Ø  Atividades gráficas variadas;
Ø  Blocos lógicos;
Ø  Sucatas;
Ø  Recortes e colagens;
Ø  Lousa;
Ø  Caderno;


# METODOLOGIA PARA O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR:
Ø  Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
Ø  Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
Ø  Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
Ø  Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
Ø  Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
Ø  Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
Ø  Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
Ø  Propor momentos com oficinas de jogos;
Ø  Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
Ø  Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
Ø  Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
Ø  Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
Ø  Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
# AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.








PROFESSORES E AUXILIARES:
Revelucia de Paiva Freitas – PRÉ 2 “B”
Francisca Itamara
Maria Irismar Costa – PRÉ 2 “A”
Leonardo




Riacho da Cruz, 15 de abril de 2012.

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